6º CBEL

Tema:

LAZER NAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Data:

12 a 14 de novembro de 2024

Local:

Universidade de São Paulo (USP)

Campus Leste, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

Veja como chegar

Programação

Clique para fazer o download

Valores de Inscrição

Associados da ANPEL

1º Lote – Período: Até 31/08/24

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 60,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 50,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – Gratuito

2º Lote – Período: 01/09/24 a 30/09/24

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 70,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 60,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 40,00

3º Lote – Período: 01/10/24 a 14/11/24

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 90,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 80,00

Anuidade 2023 e 2024 pagos – Gratuito

Anuidade 2024 pago – R$ 70,00

Não associados da ANPEL

1º Lote – Período: Até 31/08/24

2º Lote – Período: 01/09/24 a 30/09/24

3º Lote – Período: 01/10/24 a 14/11/24

Dados para pagamento

Banco do Brasil (001)
Agência: 4279-X
Conta corrente: 38.902-1
CNPJ: 41.220.613/0001-11
PIX: tesouraria@anpel.org.br

Inscreva-se agora

Submissão de trabalhos

Os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos Anais Virtuais do 6º Congresso Brasileiro dos Estudos do Lazer (6ºCBEL).

Data limite (prorrogada):

14 de julho de 2024

MODALIDADES DE TRABALHO:

Comunicação Oral ou Pôster

TRABALHOS APROVADOS NO 6º CBEL 2024:

Datas e salas de apresentação serão divulgadas em breve.

Cada trabalho deverá ter pelo menos um autor(a) inscrito no CBEL até o prazo de 15 de outubro.

Trabalhos sem nenhum autor inscrito até o prazo serão retirados da programação e dos anais do evento.

GTT 1 – Lazer, Trabalho e Grupos Sociais

Estudos acerca da atuação no lazer e as novas tecnologias de informação e comunicação, em relação aos distintos aspectos do campo profissional, da inserção no mundo do trabalho e em movimentos sociais.

Comunicações Orais

Mesa 01

A Importância Do Lazer No Bem-Estar Dos Enfermeiros: Equilíbrio Entre Trabalho, Saúde Mental E Satisfação Profissional – Fabrício Bezerra Eleres, Ruhena Kelber Abrão, Tatiana Costa Martins, Alderise Pereira Quixabeira e Ana Paula Machado Silva

A Relação Entre O Lazer E A Imagem Das(Os) Modelos. – Maria Helena Rodrigues Joia.

A Religião Como Um Obstáculo Para O Lazer E As Práticas Corporais De Movimento – Lorena Gomes de Oliveira e Felipe Quintão de Almeida.

Atividades Laborais Para Além Da Educação Básica E O Lazer Comprometido Do Professor – Vagner Miranda da Conceição

Desafios Dos Professores Da Educação Básica Para O Desenvolvimento Do Ensino Remoto – Vagner Miranda da Conceição

O Lazer Dos Professores De Academias De Rede No Município Do Recife: Desafios Em Meio Às Redes Sociais E Plataformas Digitais – Ruam Francisco Viana Furtado e Bruno Modesto Silvestre.

 

Mesa 02

O Torcer Contemporâneo E A Emergência Da Consciência Torcedora – Renato Machado Saldanha.

Quem São Os Trabalhadores Do Lazer? Notas Críticas Sobre Trabalho E Lazer No Século XXI – Bruno Assis de Oliveira.

Recreadores Brasileiros: Quem São? Como Se Atualizam? – Cleber Mena Leão Junior.

Reflexões Sobre Lazer E Envelhecimento No Brasil – Regiane Cristina Galante.

Trabalho, Lazer E Bem-Estar De Professores Da Educação Básica Durante A Pandemia De Covid-19 –   Vagner Miranda da Conceição.

 

Posteres

A Realidade Das Atividades Recreativas No Projeto Social Esporte Em 3 Tempos. – Doralice Orrigo da Cunha, Adriano Silva Patrício, João Gabriel dos Santos, Juacy da Fonseca Alves, Nicole Andrade.

Sistema E Novas Tecnologias: Utilização E Benefícios Em Um Projeto Social Esportivo No Estado Do Ceará – Doralice Orrigo da Cunha, Adriano Silva Patrício, Nicole Anne da Silva Andrade, Thayana Holanda, Roberto Marcelino Gama, João Anderson Feitosa de Sousa.

Hóquei No Estado Do Ceará: Um Olhar Para O Hoje E O Futuro Na Visão Dos Profissionais De Educação Física – Thiago Rocha de Mello, Doralice Orrigo da Cunha, João Gabriel dos Santos, Juacy da Fonseca Alves, Adriano Silva Patrício, Jahi Mota Cabral Filho.

GTT 2 – Lazer, Turismo e os Espaços de Lazer na Cidade

Estudos dedicados às análises sobre o lazer e as dinâmicas das cidades, espaços e seus equipamentos de lazer e problematizações vinculadas ao turismo, bem como em suas possíveis relações com as novas tecnologias de informação e comunicação.

Comunicações Orais

Mesa 01

A praça tem uso na sociedade informatizada? O lazerólogo como campo de atuação – Paulo Reis, Vitória Marques, Iara Amorim, Derick Carvalho e Ana Catarina Coutinho.

Apontamentos Etnográficos Das Queixas Na Apropriação Da Nova Orla Do Guaíba/RS – Daiane Grillo Martins, Augusto Dias Dotto e Mauro Myskiw.

Balneabilidade E Lazer Nas Praias De Fortaleza: Um Estudo De Caso Das Praias Iracema E Meireles – Allana Joyce Soares e André Luís de Freitas.

Construção Da Arena MRV – Algumas Expectativas Do Torcedor Atleticano – Silvio Ricardo da Silva, Priscila Augusta Ferreira Campos, Danilo da Silva Ramos, Amarildo da Silva Araújo, Daniela Nascimento Lage, Pedro Henrique Fonseca Sad.

Desenho Universal Em Espaços Públicos: Estudo De Caso Da Praça No Bairro Porto Seguro Em Paranaguá – PR – Aline Tschoke Vivan e Jackeline Mendes Leite.

 

Mesa 02

Impactos Urbanos E Sociais Decorrentes Da Implantação Do Parque Das Águas Em Araguari – Carolina Bernardes Silva e Lucas Martins de Oliveira.

Infraestrutura para Atividades Físicas de lazer nas escolas brasileiras – Guilherme Bueno Ramos, André Augusto Brites Martins e Junior Vagner Pereira Da Silva.

Lazer E Turismo Induzido Pelo Audiovisual: Assistir, Comentar E Viajar – João Lucas de Almeida Campos, Hannah Arvellos Diniz, Julia Drumond Cunha, Vivianne Limeira.

Lazer em “Destinos Turísticos Inteligentes” da Espanha – Christianne Luce Gomes.

Lazer massificado: Os efeitos negativos do turismo induzido pelo audiovisual na praia tailandesa de Maya Bay – João Lucas de Almeida Campos, Joyce Kimarce do Carmo Pereira e Christianne Luce Gomes.

 

Mesa 03

O Lazer Na Apropriação De Espaços Públicos Para Produção De Comuns Urbanos – Isabela Veloso Lopes Versiani.

O Lazer No Turismo Esportivo: Uma Abordagem Pela Percepção Dos Torcedores Do Fortaleza Esporte Clube E Do Ceará Sporting Club – Elton Ferreira de Araújo e Emmanuel Alves Carneiro.

O Olindar No Contexto Urbano Do Sítio Histórico De Olinda, Pernambuco – Gerlaine Maria da Silva, Magaly Alves Seabra e Rodrigo José de A. M. Ataíde dos Santos.

Os Espaços Públicos De Juazeiro Do Norte: Com A Palavra As Pessoas Negras – Aurilene Alves de Moraes.

Os Fatores Críticos Que Afetam A Prestação De Serviços Dos Guias De Turismo. – Barbara Cristina de Moraes Carleti Benevenuto, Elias José dos Santos, Erika Miguel de Jesus.

 

Mesa 04

Vem Pro Mercado: Lazer, Turismo E Hospitalidade Urbana No Mercado Central De Belo Horizonte – Natasha Regina Vieira Da Fonseca e Ana Paula Guimarães Santos De Oliveira.

Diagnóstico E Propostas De Um Plano Diretor E De Uso Público Para O Parque Vila Silvia – Izaias Wingter – Aline Motta Zezi, Aline Tezoto Suaid, Camila Nicacio Mendes, Ferick Mauricio Avila Salinas, Jéssica Bisaio Alves, Julia Graziela Torres Pereira.

IX Festa Do Mangue Do Cumbe: Turismo E Tradição – Giovanna Do Carmo Araújo, João Luís Joventino Do Nascimento/João Do Cumbe e Ana Amelia Neri Oliveira.

Propostas Para O Plano Diretor Do Parque Ecológico Central Do Itaim – Polyana Ferreira Maranhão Lobo, Amanda Guilherme Bortoni Dias, Camila Helena Moreno da Silva, Leticia Macedo Pinheiro, Pedro Vinícius De Campos Oguskum, Quezia Regina Biasotti Tangioni.

 

Posteres

Apontamentos Prévios acerca dos Perfis e Motivações dos viajantes brasileiros de turismo em estádios de futebol – Filipe Soares Romano e Ricardo Ricci Uvinha.

Lazer E Interdisciplinaridade No Ensino Médio: da lista dos desejos ao cálculo de áreas e volumes – Marcos Rogério Navarro, Bianca Pulgrossi Ferreira. Kelly Cristina Simão, Talita Ferreira da Silva e Victoria Pereira da Silva.

Lazer(es) em São José do Rio Preto – São Paulo: um estudo quantitativo da oferta de praças públicas na Vila Itália – Isadora Souza de Oliveira, Ana Luísa Santana Costa e Marcos Navarro.

Os Lazeres Ressignificados Nos Mercados Públicos A Partir Do Porto E De Lisboa Em Portugal – Mauricio de Azevedo Couto, Ana Cláudia Porfírio Couto e Natiele Lopes Costa.

Promoção digital turística e de lazer em Destinos Turísticos Inteligentes na Espanha – Joyce Kimarce do Carmo Pereira e Christianne Luce Gomes.

Carnaval do Sambô São Salvador: Pela democratização e descentralização do maior evento turístico de Belo Horizonte – Rafael Frois, Larissa Castilho e Alessandro da Silva.

Nossa Praia É Aqui! A Experiência Do Sesc Verão Na Baixada Fluminense – Jonas Henrique Almeida da Silva, Carla Rosa Inglez de Souza, Cândido de Oliveira Medeiros.

Pelas ruas das cidades de Beagá (Minas Gerais) e Mendoza (Argentina) –  Ana Cláudia Porfírio Couto, Maurício de Azevedo Couto, Carolina Fonseca Paes de Castro e Namuetcha Silva Ricardo.

GTT 3 – Teoria e História do Lazer

Estudos dedicados à história, sua produção e ao lazer, englobando diferentes contextos, tempos, práticas, elementos, narrativas e trajetórias.

Comunicações Orais

Mesa 01

A potência na escrita de um Exu: Lima Barreto, futebol e raça – Luciano Jorge de Jesus.

Conceito de lazer: ele precisa ser revisitado? Algumas ideias com o auxílio do ChatGPT – Antonio Carlos Bramante, Fernando Giannini e Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro.

Festejos carnavalescos e Modernidade em Ouro Preto (1880-1890) – Verônica Toledo Saldanha.

O uso político do Esporte e Lazer em Metrópolis (1927) e A greve (1926) -Verônica Toledo Saldanha.

 

Mesa 02

O Lazer Nos Planos Diretores De Campinas: Um Recorte Histórico – Daniele Medeiros e Silvia Amaral, Danilo Ciaco Nunes, Paula Braga.

Os Divertimentos E A Autopromoção Das Elites Na Petrópolis Imperial Escravista (1875-1888) – Bernardo Jordano Gomes.

Primeiros Indícios Do Samba Em Contexto De Bailes No Início Do Século XX Na Cidade Do Rio De Janeiro – Aline dos Santos Paixão e Elisângela Chaves.

Lazer E Participação Popular Na Assembleia Nacional Constituinte (1986-1987) – Flávia da Cruz Santos.

GTT 4 –Direitos Sociais, Lazer e Políticas Públicas

Estudos sobre o lazer, enquanto direito social, e as políticas públicas, em seus diferentes elementos, tais como os processos de formação e atuação profissional, financiamento, desenvolvimento, avaliação e as perspectivas teóricas e metodológicas que fomentam o debate no âmbito das políticas, bem como em suas possíveis relações com as novas tecnologias de informação e comunicação.

Comunicações Orais

Mesa 01

A Participação Social Em Equipamentos Esportivos: Um Olhar Sobre Os Conselhos Gestores Do Programa Esporte E Lazer Da Cidade (PELC) No Município De São Bernardo Do Campo – SP) – Evandro Brandão Secco e Douglas Roque Andrade.

Características Socioculturais De Praticantes De Futevôlei Em Porto Alegre: analisando os significados da prática- Nicole Marceli Nunes Cardoso e Daniel Giordani Vasques.

Impacto da cobrança de Taxas de uso na adesão ao Programa Academia Escola – UFMS- Bianca Vieira Barbosa, Karyn Teixeira Paixão da Silva, André Augusto Brites Martins, Alex Caiçara de Albuquerque, Junior Vagner Pereira da Silva.

O lazer para pessoas com deficiência em projetos de extensão na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Pollyana dos Santos Barros, Emanuelle Vasconcelos da Costa e Junior Vagner Pereira da Silva.

O Poder Legislativo E A Agenda Municipal Para O Lazer E O Esporte Em Ouro Preto – Mariana Carolina de Almeida O. Fernandes, Sabrina Lellis Nogueira, Everton Rocha Soares e Bruno Ocelli Ungheri.

 

Mesa 02

Políticas Públicas de Esporte e Lazer em Perspectiva Local: uma análise sobre a intersetorialidade em Belo Horizonte (MG) – Scarlleth Bianca de Oliveira Souza e Luciana Assis Costa.

Revisão Sistemática Da Gestão Das Experiências Do Lazer – Laura Alice Rinaldi Camargo, Luiz Wilson Corrêa Pina, Marcos Ruiz da Silva, Maria Zuleica Lopes Koritiak, Sandra de Campos Seixas.

Transformação Social e Formação Profissional: Experiências do Dia Mundial do Lazer na cidade de Pinheiro – MA – Michele Brito Correia e Elaynne Silva de Oliveira.

Operacionalização Conceitual Para Compreensão Das Capacidades Estatais De Lazer A Nível Municipal – Marcus Peixoto de Oliveira.

 

Posteres

Atividades Recreativas Desenvolvidas No Projeto Social Esporte Em 3 Tempos – Doralice Orrigo da Cunha, Renata Alves, Silvia Helena Pessoa Nobre, Thayana Holanda e João Anderson Feitosa de Sousa.

Áreas de lazer e áreas verdes como marca de distinção em loteamentos na cidade de Campinas – Danilo Ciaco Nunes, Bruno Modesto Silvestre, Silvia Cristina Franco Amaral.

Análise do lazer nos loteamentos em Cordeirópolis entre 2013 e 2023 – Juliana Cristina Barandão e Danilo Ciaco Nunes.

Mapeamento dos projetos de lazer contemplados pela Lei de Incentivo ao Esporte em Pernambuco – Larissa Kelly de Melo Mangabeira, Rebeca Signorelli Miguel e Bruno Modesto Silvestre.

 

 

GTT 5 – Lazer e Esporte Participação

Estudos acerca das relações entre o lazer e o esporte como manifestação cultural participativa e de direito de todos.

Comunicações Orais

Mesa 01

A Gestão Esportiva Do Sesc São João De Meriti: Possibilidades De Intervenções No Pós Pandemia – Jonas Henrique Almeida da Silva, Carla Rosa Inglez de Souza e Cândido de Oliveira Medeiros.

Avaliação da 2ª etapa do XVIII Campeonato Cearense de Orientação na perspectiva de seus competidores – Laura Janaina Nascimento da Silva, Allana Joyce Soares e João Luiz Barros Torres.

Ballet Clássico Como Possibilidade De Lazer Na Fase Adulta: Relatos Das Alunas Da Praça Da Juventude Em Mogi Das Cruzes – Laís Santos Domingues, Tassiane Victória Genaro Barbosa e Reinaldo Tadeu Bôscolo Pacheco.

Compartilhando experiências sobre a criação de um projeto social de Taekwondo – Nicole May Vieira e Alcyane Marinho.

Da Ancestralidade Do Arco À Arte De Bambolear – Yngrid Monteiro da Costa e Elizara Carolina Marin.

 

Mesa 02

Dia das Crianças e corrida: laços entre crianças e família na prática esportiva – Maria Isabela Dias Manoel, Catarina de Freitas Cucearavai Vitória Novaes Rener, Helena Altmann.

Esporte & Lazer No Campus – Intervenção e Atitude – São João Solidário Do IFPE – José Nildo Alves Caú, Eber Lima, Petrucio Venceslau de Moura, Pollyane de Barro de Albuquerque Vieira, Gabriela Anita de Almeida da Silva. Mayara Julia de Almeida.

Saúde E Bem-Estar Do Docente UFRGS 2024 – Parceria ESEFID/ADUFRGS – Luiz Gustavo da Luz Rodrigues, Rogério da Cunha Voser.

Significados Do Esporte Universitário Na Unicamp: Estudo De Caso Das Calouríadas 2024 – Helena Altman, Olívia C. F. Ribeiro e Daniela C. C. Medeiros.

 

Posteres

Educação, Cultura e Esporte – O Impacto do Festival de Cultura Corporal no IFPE – Campus Recife – Kauan Gabriel do Nascimento Arruda, Mayara Julia de Almeida, Tarsila Monteiro de Souza e Silva, José Nildo Alves Caú.

EPT em Movimento: Práticas Corporais como Possibilidade de Lazer –  Luíza Stephanie Tavares e Marie Luce Tavares.

Festival de Cultura Corporal: Integrando Esporte, Cultura e Educação – Dimitri Juliano de Almeida da Silva, Gabriela Anita de Almeida da Silva, José Nildo Alves Caú.

Influência dos Eventos Esportivos sobre a Comunicação sobre Atividade Física – Gabriela Baranowski Pinto e Daniel Victor Lopes de Carvalho.

Verão na orla 2024 e sua importância para o lazer dos guamareences – Maryana Pryscilla Silva de Morais e Larisa Mayara Pereira da Silva.

Vivências no “campo” do futebol: Reflexões sobre o esporte e suas interconexões com o lazer, a arte e a cultura lúdica – Gustavo Vilmar Martins e Raone Augusto Pereira Ribeiro.

Projetos esportivos na universidade: significados e pressões ‘no lazer’ em dois contextos de vivência do voleibol – Projetos esportivos na universidade: significados e pressões ‘no lazer’ em dois contextos de vivência do voleibol.

Basquetebol à Tardinha e as representações de acesso, segurança e sociabilidade no usufruto do esporte e do lazer como direitos sociais – Alexandre Farias Perez, João Gabriel Segabinazzi e Ariane Corrêa Pacheco.

Tuitando à vontade: Influência dos Jogos Olímpicos na comunicação sobre atividades físicas de lazer na cidade sede – Gabriela Baranowski Pinto.

GTT 6 – Lazer, meio ambiente e sustentabilidade

Estudos acerca das relações entre lazer e meio ambiente, correlacionados à sustentabilidade, práticas na natureza, significados, apropriações e conservação de locais e recursos ambientais.

Comunicações Orais

Mesa 01

Gente Não Quer Só Comida (…) A Gente Quer Inteiro E Não Pela Metade (…)”: Lazer E Sustentabilidade Em Bairro Da Cidade Baixa Soteropolitana (Bahia) – Alan Pereira de Jesus e Thiago Pires Oliveira.

A Gestão Do Lazer Fluvial: Barragem De Queimadela E Barragem Do Ermal – Amanda Drumond Brandão e Vitória Moreira Medeiros.

Diagnóstico E Propostas De Um Plano Diretor E De Uso Público Para O Parque Ciência – Priscila Cristina Medeiros dos Santos, Ana Clara Nunes Carvalho, Gabriel de Sousa e Silva, Guilherme de Sousa Mendonça, João Victor Santos Honorio, Luiza Nassa Naccaratto.

Entre Os Rios E A Hidrelétrica: Experiências De Lazer Nos Rios Urbanos De Altamira-PA – Francivaldo José da Conceição Mendes e Christianne Luce Gomes.

Impactos Da Megaminería No Lazer Na Serra Do Gandarela/MG: Uma Análise Preliminar A Partir Do Estudo De Impacto Ambiental Do Projeto Apolo Da Vale S.A – Karolina Santos Hugo, Clarice Nicodemos Todeschi.

 

Mesa 02

Lazer De Base Comunitária Em Áreas Protegidas: Por Uma Perspectiva Descolonial Para A Proteção Das Naturezas – Yasmin Xavier Guimarães Nasri, Marta de Azevedo Irving e Samira Lima da Costa.

Lazer e mineração na Região Metropolitana de BH/MG/Brasil – Sheylazarth Presciliana Ribeiro.

Lazer Em Ambientes Naturais E Mudanças Climáticas: Reflexões A Partir Do Caso De Brotas/SP – Marília Martins Bandeira e Olívia Cristina Ferreira Ribeiro.

Lazer Na Natureza: A Trilha Dos Sentidos No Parque Estadual Mata Do Limoeiro, Itabira, Minas Gerais – Alex Luiz Amaral Oliveira, Frederico Mendes de Carvalho, Douglas Carvalho Rocha e Maria Cristina Rosa.

 

Mesa 03

Parque Florestal Do Gafanhoto: Desafios Para A Preservação E Apropriação Do Espaço Natural – Isabella Carolina Silva Pereira, Karolina Santos Hugo, Diego de Deus Moura, Cacilda Mendes dos Santos Amaral, Luciana Assis Costa.

Perspectivas Do Lazer Na Lagoa Do Abaeté Em Salvador, Bahia – Gabryela Caires da Silva e Milena Maria Neris de Jesus.

Práticas Corporais De Lazer No Baixo São Francisco: Brincar Livre E Resistir Com O Rio – Thayná Patricio dos Santos, José Cícero Pereira da Silva, Marisa Alves Feitosa, Rose Tatyanne de Souza Tavares, Vanessa Higino dos Santos e Silvan Menezes dos Santos.

Práticas Corporais Do Lazer No Parque Da Macaqueira E Toca Da Areia: Uma Experiência Nas Aulas De Educação Física No Colégio Estadual De Jacobina-BA – Maria da Conceição Santos Veloso e Aurilene Alves de Moraes.

 

 

 

Posteres

Lazer E Esporte Na Natureza: A Volta Da Mata Do Limoeiro Itabira, Minas Gerais – Alex Luiz Amaral Oliveira e Frederico Mendes de Carvalho.

GTT 7 – Lazer e os Conteúdos Culturais

Estudos acerca do lazer e das diferentes manifestações culturais e sociais, tais como os conteúdos artísticos, em seus processos educativos estéticos, os sociais, os manuais e os intelectuais, em suas representações cotidianas, bem como em suas relações com as novas tecnologias de informação e comunicação.

Comunicações Orais

Mesa 01

Construção Da Fábrica De Passatempos: Um Relato De Criação Protagonizado Pelo Lúdico-Criativo – Maria Cecília Santos Silva, Vitória Beatriz Andrade da Silva, Kadydja Karla Nascimento Chagas.

Entre Saberes Ancestrais E Inovação: A Tecnologia Nas Escolas De Samba – Fernando Estima de Almeida e Marcelo Vilela de Almeida.

Experiência Criativa Como Lazer: Relato de experiência sobre a montagem de ‘Dama das Camélias’ no IFRN – Keila Fonseca e Silva, Anny Beatriz Duarte Silva, Sthefane Nayara Oliveira do Nascimento e Yuan Basto de Oliveira Nascimento.

Feira De Contos: Experiência Criativa Entre O Convívio E A Mediação Tecnológica – Keila Fonseca e Silva, Anna Clara de Oliveira Camara e Elen Tamiris Moreira da Silva.

 

Mesa 02

Gestão das Experiências de Lazer em Clubes Sociorrecreativos: análise da programação das atividades baseada nos Interesses Culturais do Lazer de Dumazedier – Laura Alice Rinaldi Camargo e Marcos Ruiz da Silva.

O Jogo Como Ferramenta Na Interpretação Do Patrimônio – Raquel Ribeiro de Souza Silva.

Práticas Corporais Do Lazer No Parque Da Macaqueira E Toca Da Areia: Uma Experiência Nas Aulas De Educação Física No Colégio Estadual De Jacobina-BA – Maria da Conceição Santos Veloso e Aurilene Alves de Moraes.

Projetos De Lazer E Recreação Na Disciplina Lazer No Curso De Educação Física: Um Estudo De Caso – André Henrique Chabaribery Capi.

Um Circo Dentro de Nós: mapeamento de saberes circenses no trabalho dos animadores culturais paraenses – Adrielson Acácio de Lima Barbosa.

 

Posteres

Corpos à Venda: explorando a comercialização no lazer do OnlyFans – Rafael Rodrigo dos Santos.

SEMADECC: Uma Experiência Imersiva na Cultura Potiguar – Charliane Yasmim Ferreira de Souza Gomes, Gizely de Araújo Pereira, João Paulo Maia Ferreira e Kadydja Karla Nascimento Chagas.

GTT 8 – Lazer e produção de conhecimento

Estudos sobre a produção de conhecimento no âmbito do lazer, suas novas tecnologias de informação e comunicação, por meio de diferentes pressupostos teóricos.

Comunicações Orais

Mesa 01

(Re)Construção Identitária De Jovens Gordas No Tempo De Lazer – Dayane Ramos Dórea.

A Produção Do Conhecimento Sobre Lazer De Pessoas Com Deficiência – Aline Amorim do Nascimento e Gustavo Maneschy Montenegro.

Cenário Dos Estudos De Implementação Do Lazer Ativo No Sistema Único De Saúde: Revisão De Literatura – Isabella Cristina Barboza Almeida e Ricardo Ricci Uvinha.

Dança E Lazer: Experiências Dos Corpos Dançantes De Esplanada-Bahia – Dayane Ramos Dórea, Coriolano Pereira da Rocha Junior e Viviane Rocha Viana.

Entre O Local E O Global: Análises De Um Currículo De Curso De Animação Turística De Moçambique – Gustavo Schünemann Christófaro Silva.

Estudos do Lazer: uma perspectiva para o mapeamento do campo pela produção acadêmico-científica – Denise Falcão e Samira Carvalho Silva.

 

Mesa 02

Lazer Nas Redes Sociais Digitais: Usos E Interações A Partir Do Streaming Oldflix – Vivianne Limeira Azevedo Gomes.

O que diz o ChatGPT sobre o conceito de Lazer na América do Sul? – Rubian Diego Andrade, Rafael José Gonçalves de Assis, Érico Pereira Gomes Felden, Gisele Maria Schwartz.

Os dez anos da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL): contribuições ao campo e perspectivas – Rogério Santos Porto.

Perfil Dos Egressos Do Curso De Gestão Desportiva E De Lazer De 2012-2022 Do Instituto Federal Do Rio Grande Do Norte – Kleilton Nascimento Pereira.

Produção Do Conhecimento No Portal Da CAPES: Plano Diretor E Apropriação De Espaços De Lazer – Aniele Fernanda Silva de Assis e Silvia Cristina Franco do Amaral.

Técnicas qualitativas de pesquisas sobre Lazer mediado pelo virtual – Gisele Maria Schwartz, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Rubian Diego Andrade, Juliana de Paula Figueiredo, Giselle Helena Tavares.

GTT 9 – Lazer, cultura e sociedade

Estudos que abordam manifestações, práticas e vivências no lazer, suas relações com as novas tecnologias de informação e comunicação, com diferentes grupos sociais e/ou raciais, tais como, grupos étnicos, quilombolas, povos indígenas, entre outros.

Comunicações Orais

Mesa 01

Corrida Pela Adoção E Os Lazeres No Acolhimento Institucional – Janaína Fontes, Carolina Caneva da Silva e Raquel da Silveira.

Brasileiros sob a onda coreana: a influência da Hallyu no turismo emissivo à Coréia do Sul – Gustavo Lopes de Santana e Salete Gonçalves.

Capoeira na roda e na rua em Florianópolis: movimento de resistência física e cultural – Samara Escobar Martins e Alcyane Marinho.

Teatro E Criação Do Senso De Identidade E Comunidade: Relato De Experiência Sobre Os Renegados Do Teatro – Keila Fonseca e Silva e Lucas Gabriel Santana Fonseca.

Museu do Jogo da UFPB: um espaço para brincar, criar e amar – Elizara Carolina Marin, Amanda Stefanny de Lima Oliveira, Caio Vitor Verissimo Pontes, Maria do Perpetuo Socorro Campos Fernandes, Guilherme Gabriel Amorim Oliveira e Pierre Normando Gomes-da-Silva.

Por trás do lazer gastronômico uma discussão de gênero: quem comanda as cozinhas ouro-pretanas? – Ruth Gaia Borges e Denise Falcão.

 

Mesa 02

O Futebol No Contexto Neoliberal: Análises Sobre As Ofertas De Lazer Proporcionadas Por Um Programa De Sócio Torcedor – Mauro Lúcio Maciel Júnior.

Os Papangus Do Cumbe: Lazer, Identidade E Tradição – Ana Amélia Neri Oliveira.

Para Além D Pinto Pequena E Da Xana Invertida – O Racismo Amarelo No Lazer – Flávio Daiji Kishigami e Edmur Antonio Stoppa.

Pira Macaco – Autobiografia De Movimento Sobre Rios E Igarapés Em Ponta De Pedras (PA) – Patrícia do Socorro Chaves de Araújo e Giuliano Gomes de Assis Pimentel.

Nerd também Samba? O Lazer Dos Cosplayers De Star Wars No Carnaval De Rua De BH – Daniela Itaborahy dos Santos.

 

Mesa 03

Povos tradicionais: possibilidades de identificação do Lazer – Graziela da Silva Suzuki e Danilo da Silva Ramos.

Resistência e cultura pataxó nas práticas de lazer e turismo do Parque Nacional do Descobrimento, BA – Isis Halim.

Teatro E Criação Do Senso De Identidade E Comunidade: Relato De Experiência Sobre Os Renegados Do Teatro – Keila Fonseca e Silva e Lucas Gabriel Santana Fonseca.

Tecnologias Ancestrais E O Campo Dos Estudos Do Lazer – Khellen Cristina Pires Correia Soares e Sandra Regina Evangelista Araújo.

Vivências de Lazer e Cultura: um estudo sobre a Favela Bola de Ouro no bairro do Curado em Jaboatão dos Guararapes – PE – Milka Rayane Bonfim e Iraneide Pereira da Silva.

 

Posteres

A Ressignificação Dos Mercados No Turismo E No Lazer – Maria Eduarda Junqueira de Brito, Ana Cláudia Porfírio Couto e Namuetcha Silva Ricardo.

Capoeira, lazer e participação social: um relato de experiência sobre a Roda Piquenique – Raiane Cunha da Conceição, Luiz Eduardo Batista Pereira, Samara Escobar Martins e Alcyane Marinho.

Lazer e Redes Sociais: O Impacto dos Influenciadores nas Escolhas de Lazer – Maria Luiza Sales Cavalcante

Os Velhos Mercados Novos: o estudo do lazer e turismo nos mercados gastronômicos – Thalya Vitoria Rodrigues Costa, Ana Cláudia Porfírio Couto e Namuetcha Silva Ricardo.

Projeto De Um Centro De Cultura Afro-Brasileira Em Frutal – MG: valorização e preservação da herança cultural afrodescendente – Raphaela Santana Nascimento e Marcos Navarro.

Significados do skate no contexto do lazer para jovens skatistas de Natal/RN – Matheus Dantas de Lucena e Priscilla Pinto Costa da Silva.

GTT 10 – Lazer, Ludicidade e Educação

Estudos sobre lazer, ludicidade e os processos educativos, de ensinos e aprendizagens, o uso de novas tecnologias de informação e comunicação, quer seja no tempo formal e/ou não formal de educação, em diálogo com as diferentes fases da vida.

Comunicações Orais

Mesa 01

Atividades Lúdicas e Lazer: um exercício de prática profissional no IFRN/CH – Amália de Sousa Lohss, Ludmilla Vitória Pereira e Iracyara Maria Assunção de Souza.

Brinca+ UFSM: Lazer, Maternidade E Formação De Saberes Em Um Programa De Extensão Universitária – Ariane Corrêa Pacheco, Amanda Ziech Negrello, Jesse da Cruz, Diênifer Monique da Conceição e Cláudia dos Passos Hartwig.

Brinquedo De Miriti: Um Debate Sobre Desenvolvimento Sustentável Nas Aulas De Educação Física – Alana Terezinha Rodrigues Feio e Patrícia do Socorro Chaves de Araújo.

Colônia De Férias No Campus: Da Formação À Ação E Vice-Versa – Flávio Marques Vieira, Anderson Paulo da Silva, Marcelo dos Santos Lana e Flávia da Cruz Santos.

Currículos De Lazer Em Comunidades Terapêuticas – Samuel Santos.

É O Melhor Lugar!”: Conversas, Desenhos, Representações E Práticas De Lazer Na Infância – Thauã da Costa Santana, Matheus Avila Froehlich e Ariane Corrêa Pacheco.

 

Mesa 02

Educação Física Escolar: Uma Via Para O Acesso A Educação Para O Lazer – Lorena Gomes de Oliveira e Felipe Quintão de Almeida.

Encantamentos E Encruzilhadas Na Educação: Olhares Para O Cotidiano De Uma Escola Pública De Tempo Integral No Município De Belo Horizonte – Mariana Soares Ferraz Malta e José Alfredo Debortoli Oliveira.

Ensino E Lazer: Relato De Experiência No Campus Restinga/IFRS- Tatiana Teixeira Silveira e Luiz Gustavo da Luz Rodrigues.

Entre Brechas E Resistências: As Experiências De Lazer Dos Estudantes Do IFMG – Diego de Deus Moura e Marcília de Sousa Silva.

Esporte e Lazer UPE: extensão universitária como meio de intervenção, formação e valorização do lazer – David Gabriel Vasconcelos de Oliveira, Ana Leticia de Araujo Santos, Ícaro Oliveira Camilo de Brito, Camyla Nascimento De Sant’anna, Thayná Victória Jordão de Souza e Alan Queiroz da Costa.

Estudo Do Meio E Lazer – A Formação De Professores De Uma Escola Da SME-SP Na Região Do Médio Rio Tietê – Renato de Sá Dias.

 

Mesa 03

Integração Entre Teoria E Prática Na Formação Dos Profissionais De Gestão Desportiva E De Lazer: Um Relato De Experiência – Anderson Victor da Silva, Aniele Fernanda Silva de Assis Morais, Claudio Henrique Fernandes Silva, Liliane Grazielle Gomes de Morais e Maria Clara dos Santos Gonçalves.

Jogo Financity: Contribuição Pedagógica Para O Ensino Sob O Viés Da Teoria Da Abordagem Instrumental – Jerffeson Silva Sacramento, Celso Eduardo Brito, Daniel Rodrigo Andrade, Kállysson Victor Pereira Ribeiro, Kaíque Costa Nobre

Lazer E Autonomia Na Formação De Pedagogos: Pesquisa Mediada Por Novas Tecnologias Da Informação E Comunicação – Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Ana Paula Machado Silva, Fabrício Eleres e Tatiana Costa Martins.

Lazer, Corpo E Tecnologias: Intercâmbios Entre O Real E O Virtual – Aline Britto Rodrigues e Thiago Cloves Silva Lima.

Lazer, ludicidade e as novas tecnologias no processo educativo de ensino – Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Ana Paula Machado Silva, Fabricio Bezerra Eleres e Tatiana Costa Martins.

 

Mesa 04

O Brincar Ontem E Hoje: Benefícios Do Lazer Da Infância Do Século XX – Luciana Pereira de Moura Carneiro, Aurora Madariaga Ortuzar, Ricardo Ricci Uvinha e Celiane Camargo Borges.

Os Desafios Da Formação Técnica Do Profissional Em Lazer – Elias José dos Santos e Edmur Antonio Stoppa.

Os Projetos Integradores E A Formação Do Técnico Em Lazer – Raquel Marrafon Nicolosi, Luciana Pereira de Moura Carneiro.

Percepções Do Brincar Arriscado Num Grupo De Agentes Do Brincar – Raquel Marrafon Nicolosi e Janine J. Dodge.

PET Educação Física E Lazer E Suas Ações Extensivas: A Perspectiva Da Permanência Estudantil – Juliana dos Santos Sousa, Juliana dos Santos Sousa, Axsel Flávio Quiel e Flávia da Cruz Santos.

 

Mesa 05

Rir, Criar E Ação: Uma Proposta De Educação Para O Lazer Do Sesc São João De Meriti – Jonas Henrique Almeida da Silva, Carla Rosa Inglez de Souza e Cândido de Oliveira Medeiros.

Semana Do Brincar No Instituto Federal Campus Avaré- SP – Rodrigo Cordeiro Camilo e Camila Aparecida da Silva.

Skateboarding: educação “para” e “pelo” Lazer – Douglas Vinicius Carvalho Brasil, Mariana Simões Pimentel Gomes e Olívia Cristina Ferreira Ribeiro.

Programa De Extensão Ludus – Larissa da Silva Souza, Marcela Natalia Lima Figueirêdo, Pedro Henrique Bezerra Oliveira da Silva e Marcelo Soares Tavares de Melo.

Museu Do Jogo Da UFPB Como Espaço Formativo Para A Educação Física – Amanda Stefanny De Lima Oliveira e Elizara Carolina Marin.

 

Posteres

A Avaliação Da Formação No Pet Educação Física E Lazer Da UFMG: Um Olhar De Egressos/as – Alan Vinícius Silva de Souza, Ana Luisa Nunes da Silva Melo, Vitória Rodrigues Silva e Hélder Ferreira Isayama.

Brinquedoteca Território Brincante: Possibilidades de práticas de lazer no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Jaqueline Gomes da Silva e Ana Cláudia Porfírio Couto.

Criança, Bem-estar e Brincar: uma proposta integrada de ensino-extensão no IFRN/CH – Everaldo Robson de Andrade, Iracyara Maria Assunção de Souza, Maria Luiza Souza Silva e Mariana Silva Cavalcante.

Egressos Do Programa De Educação Tutorial (PET) Educação Física E Lazer Da UFMG: Um Estudo Sobre A Inserção No Mercado De Trabalho – Larissa Martins da Silva, Luiza Soares Amaral, Nathalia de Sousa Barbosa Anne Caroline Ferreira da Cruz e Hélder Ferreira Isayama.

Recreação ao Educar para o Lazer: conscientização de idosos sobre benefícios e barreiras dessa prática – Hayanne Dias Dos Santos e Luciana Pereira de Moura Carneiro.

Vivências do projeto integrador: do natural ao digital – Lara Fortes Pegoli, Rafaela Costa Souza e Raquel Marrafon Nicolosi.

Experiências lúdicas para crianças em uma creche municipal do Recife: intervenções do programa Ludus da UPE – Alex Keven Mendonça da Silva, Rafaelle de Araujo Lima e Brito, Fabiele Vitória Venâncio da Rocha, Rilton Kassiano Oliveira Gonçalves, Marcela Natália Lima de Figueirêdo e Marcelo Soares Tavares de Melo.

Farra Nas Férias: Relato De Experiência Da Edição 2024 – Olívia C. F. Ribeiro, Isabela V. Sestari e Igor Oliveira Santos.

Jogos de tabuleiro multidomínios com as temáticas gênero e sexualidade: possibilidades de aplicação no âmbito do lazer e da educação – Nara Heloisa Rodrigues, Ana Paula Evaristo Guizarde Teodoro, Giselle Helena Tavares e Elisângela Gisele do Carmo.

O Perfil Dos Profissionais Do Técnico Em Lazer E Gestão Desportiva No IFRN – Ana Sophia da Silva Virgínio Melgão, Jetherson de Oliveira da Silva e Aniele Fernanda S. de Assis Morais.

SEMADECC: Uma Semana Artística, Desportiva, Científica e Cultural – Charliane Yasmim Ferreira de Souza Gomes, Gizely de Araújo Pereira, João Paulo Maia Ferreira e Kadydja Karla Nascimento Chagas.

GTT 11 – Lazer, Promoção da Saúde e Vida com Qualidade

Estudos que tratam da relação entre lazer, corpo e saúde, considerando a pluralidade de abordagens na articulação dessas temáticas e uso de novas tecnologias de informação e comunicação.

Comunicações Orais

Mesa 01

Ações de Atividade Física de Lazer voltadas a acadêmicos na Universidade Federal da Grande Dourados Sul – Alex Caiçara de Albuquerque e Junior Vagner Pereira da Silva.

Atividades Físicas De Lazer E Espaços Utilizados Por Usuários Do Programa Segundo Tempo Universitário Anteriormente Ao Programa -Antônio Augusto Candido de Almeida Junior e Junior Vagner Pereira da Silva.

Dançando À Vida Com “Felizidade”: Experiências Dançantes Com Mulheres Idosas – Viviane Rocha Viana e Cláudio Lucena de Souza.

Dia de lazer e recreação com idosos: um relato de experiência na Ilha de Cotijuba – Mirleide Chaar Bahia, Flavio Henrique Souza Lobato, Matheus Yuri de Oliveira Rosa, Juliana Azevedo Hamoy, Ana Paula Melo de Morais e Adrielson Acácio de Lima Barbosa.

Extensão Universitária e projetos relacionados ao Lazer e Promoção de Saúde na UFMG – Emanuele Vasconcelos da Costa, Pollyana dos Santos Barros; Junior e Vagner Pereira da Silva.

 

Mesa 02

Lazer E A Pobreza Menstrual: Um Estudo com Alunas do IFRN – Campus Natal – Centro Histórico – Charliane Yasmim Ferreira de Souza Gomes, Gizely de Araújo Pereira, Kadydja Karla Nascimento Chagas.

Lazer E Saúde Na Era Digital: Análise Sobre O Aplicativo Fitness Sweatcoin – Andreza Gonsalez Rodrigues Mota.

Lazer, Saúde e Qualidade de Vida em Manaus: Os 15 Anos de Contribuição da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade à População Idosa e Sociedade Amazonense – Ticiana Pereira de Oliveira, Maria do Socorro Gomes Pereira e Ellen Oliveira Nobre Holanda.

Parques Urbanos E A População Idosa: Uma Análise Afetiva Com Os Usuários Do Parque Do Carmo – Julia Carolina Silva Veloso.

 

Posteres

Sempre é tempo para o lazer: lazer voltado para mulheres idosas do bairro das Rocas em Natal/RN – Juciara Conceição de Freitas, Maria da Glória Silva de Azevedo, Ruama Mendes da Silva e Rute Mendes da Silva.

Caracterização Socioeconômica e Motivacional dos Corredores de rua em Pinheiro – MA: Evidências da 2ª Edição do Dia Mundial do Lazer – Michele Brito Correia e Elaynne Silva de Oliveira.

Práticas familiares recreativas e desenvolvimento neuropsicomotor de bebês e crianças membros de um plano de saúde digital – Rafael Nunes Briet.

GTT 12 – Lazer, Sexualidade e Gênero

Estudos acerca do Lazer e suas relações com as questões da inclusão social de gênero e a sexualidade em nossa sociedade.

Comunicações Orais

Mesa 01

Bharbixas Em Quadra: Relações Entre Associativismo Esportivo, Lazer E Comunidade LGBTQIAPN+ – Eduardo Klein Carmona e Hélder Ferreira Isayama.

Blocos De Carnaval E Empoderamento Feminino – Poliana Gonzaga Rocha.

De Volta Aos 15: Uma Série Clichê Com Tema Não Tão Clichê – João Lucas de Almeida Campos e Amanda Soares da Silva.

Enunciados De Gênero E Sexualidade No Esporte O Que Dizem Sobre Quem Joga? – Emerson Araujo de Campos e Ana Cláudia Porfírio Couto.

Futebol E Lazer Dissidentes: Quando Pessoas LGBTQIA+ Vivenciam A Prática Futebolística – João Martins Nogueira Júnior e Silvio Ricardo da Silva.

 

Mesa 02

Jogos Sem Elas: A Falta De Inclusão De Mulheres Não Heterossexuais Em Competições LGBTQIAP+ – Bruna Tassiane dos S. Pontes, Raquel da Silveira e Mauro Myskiw.

Lazer E Museus: O Perfil De Mulheres Gestoras – Luiza de Souza Lima Macedo.

Lazer e Percepções de Professores e Professoras de Educação Física na Pandemia: Uma Análise Sob a Perspectiva de Gênero – Fernanda Santos de Abreu.

Lazer, Mulheres Trans E Sistema Prisional – Felipe Fonseca Oliveira Rodrigues e Hélder Ferreira Isayama.

 

Mesa 03

Mulheres Lésbicas E As Práticas Esportivas. No Lazer: Uma Etnografia Em Uma Equipe LGBTQIAP+ De Porto Alegre – Bruna Tassiane dos S. Pontes, Raquel da Silveira e Mauro Myskiw.

O Estado da Arte: Interseccionalidade no campo do Lazer – Cáthia Alves e Lucilene Alencar das Dores.

O Lazer Sexual Mediado Por Aplicativos De Encontro Entre Turistas E Residentes No Destino Turístico Pipa (Rio Grande Do Norte, Brasil) – Nilson Pereira da Silva, Júlia Xavier Cruz, Karoliny Diniz Carvalho e Ricardo Lanzarini.

O Torcer No Envelhecimento: Análise Da Representação Das Torcedoras Símbolos Em São Paulo (1970-1989) – Maria Karolinne Rangel de Mello.

 

Posteres

Lazer e pessoas LGBTQIAPN+: Um mapeamento da produção acadêmica da última década – Fernanda Santos de Abreu, Andreza Gonsalez Rodrigues Mota, Keila Souza Pereira Oliveira e Vivianne Limeira Azevedo Gomes.

comunicação oral

Clique para fazer o download

DIRETRIZES PARA ENVIO DE TRABALHO NA MODALIDADE PÔSTER

1) INFORMAÇÕES INICIAIS:

Formatação: papel A4, margens superior e esquerda 3 cm; direita e inferior 2 cm; fonte Times New Roman em todo o texto. Título do trabalho: Negrito, tamanho 14, espaço simples, alinhamento centralizado. Identificação dos autores e/ou autoras: negrito, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento à direita. Parágrafo único, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples, alinhamento justificado. Contendo: Introdução, Objetivos, Metodologia, Desenvolvimento e Conclusão, quando se aplicar, com até 2000 caracteres. O resumo deverá vir acompanhado da listagem das referências utilizadas. Palavras-chave: Tamanho fonte 12, separadas por ponto e vírgula. A não observação desses critérios implicará na exclusão dos trabalhos do processo de avaliação.

Serão aceitos até 3 trabalhos por autor ou co-autor. Com no máximo 06 autores por trabalho.

2) FORMATAÇÃO E CONFECÇÃO DO PÔSTER:

Tamanho do pôster: Largura: 90 cm; Altura: 120 cm; O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 m; No topo do pôster deve constar: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e coautor(es).

DIRETRIZES PARA ENVIO DE TRABALHO NA MODALIDADE DE COMUNICAÇÃO ORAL (RESUMO EXPANDIDO)

1) INFORMAÇÕES INICIAIS:

1.1. Os textos inscritos para o formato de Resumo Expandido deverão ser resultado de pesquisas já concluídas, dados parciais e/ou de relatos de experiência. Serão apresentados no formato Comunicação Oral.

1.2. O Resumo Expandido pode ser escrito em português, inglês ou espanhol.

1.3. Os Resumos Expandidos decorrentes de pesquisa científica concluída concorrerão ao Prêmio de Literatura Científica da ANPEL. Para informações sobre o Prêmio de Literatura Científica da ANPEL – ver tópico específico.

1.4. Serão aceitos até 3 trabalhos por autor ou co-autor, com no máximo 6 autores por trabalho.

2) FORMATO ADOTADO PARA O RESUMO EXPANDIDO:

2.1. O Resumo Expandido deve ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título (e suas traduções) e tamanho 11 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas.

2.2. O Resumo Expandido deve conter os seguintes elementos: título, resumo, palavras-chave, tittle, abstract e key words; autoria, vínculo institucional e endereço eletrônico; elementos textuais; referências e informações de financiamento do trabalho (quando houver).

2.3. O espaçamento entre linhas é de 1,5 (sem espaçamento entre os parágrafos) e o deslocamento é de 1,25 cm na primeira linha. O espaçamento será simples apenas em notas de rodapé, resumo informativo de até 500 caracteres, citações com mais de três linhas e referências.

2.4. A margem superior deve ser de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.

2.5. A extensão para os textos deverá estar entre 6.000 e 10.500 caracteres, contando espaços e todos os elementos requeridos no item 2.2. Para contar os caracteres, utilizar no Word, item Ferramentas, a opção Contar Palavras.

3) ORDEM E FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS AO RESUMO EXPANDIDO

O modo de apresentação dos textos deve, em sua página inicial e subsequentes, adotar, OBRIGATORIAMENTE, a seguinte ordem:

3.1. Título – informativo e conciso em português (ou na língua a que o artigo será submetido); centralizado, em caixa alta e letra tamanho 14.

3.2. Nomes de autores – centralizados, em caixa baixa, seguido de vínculo institucional; endereço de e-mail deve ser utilizado na próxima linha; usar duas linhas para cada autor.

3.3. Resumo em português (ou na língua de submissão do trabalho) – deve conter objetivo, metodologia, resultados e considerações finais; deve ter, no máximo, 500 caracteres (contando espaços) e ser redigido em itálico. Logo após o resumo devem ser inseridas as palavras-chave em itálico e separadas por ponto e vírgula.

3.4. Tittle, abstract e key words.

3.5. Elementos textuais (corpo do texto) – devem seguir a estrutura correspondente a cada seção escolhida, como introdução, subtópicos e considerações finais. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda, sem qualquer numeração. Obs.: Não realçar a escrita como forma de destaque ao longo do texto.

3.6. Referências – nomes dos autores devem ser abreviados e os destaques em itálico ao invés de realce das palavras; entre uma e outra referência deve ser utilizado um espaçamento simples. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.:http://anpel.org.br/) devem estar ativos para clicar. Obs.: A exatidão e a adequação das referências que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são da responsabilidade dos autores. Para verificar exemplos de como citar as referências consulte a NBR 10520/2023.

 

 

4) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA NOTAS, FINANCIAMENTO, APÊNDICES, ILUSTRAÇÕES, QUADROS E TABELAS

4.1. As notas contidas no Resumo Expandido devem ser indicadas com algarismos arábicos e de forma sequencial, imediatamente após a frase a que diz respeito. As notas deverão vir no rodapé da página correspondente; usá-las apenas para as informações desejadas (referências em sua forma completa não devem ser inseridas em nota de rodapé, mas apenas nas Referências, ao final do texto). Agradecimentos poderão ser mencionados sob a forma de nota de rodapé.

4.2. Informações oriundas de comunicação pessoal, textos em andamento e não publicados podem ser incluídas em notas de rodapé na página onde forem citadas, mas não devem ser listadas nas referências.

4.3. É obrigatório informar no texto, sob a forma de nota de rodapé (no título do texto, na primeira página) todo e qualquer auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento. Caso a realização do trabalho não tenha utilizado nenhum apoio financeiro, acrescentar a seguinte informação no texto (como nota de rodapé na primeira página): “O presente texto não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização”. Nos textos que declararem algum tipo de apoio financeiro essa informação será mantida na publicação sob a forma de nota de rodapé.

4.4. Apêndices podem ser empregados no caso de listagens extensivas, estatísticas e outros elementos de suporte.

4.5. Quando for o caso, ilustrações, quadros e tabelas devem ser apresentados no interior do texto, na posição que o autor julgar mais conveniente. Devem ser numerados, titulados e apresentar as fontes que lhes correspondem. As imagens devem ser enviadas em alta definição (300 DPI, formato TIF) e cada uma delas deve vir acompanhada de autorização específica (por escrito e assinatura pelo GOV.BR) que expresse a permissão para sua reprodução no texto. No caso de fotografias, a autorização precisa ser dada pelo fotógrafo (mesmo quando o fotógrafo é o próprio autor do texto) e pelas pessoas fotografadas. Obras cujo autor(a) faleceu há mais de 71 anos já estão em domínio público e, portanto, não precisam de autorização. As legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 11.

PRÊMIO ANPEL DE LITERATURA CIENTÍFICA

Neste ano de 2024 a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer, apresenta a 6ª Edição do Prêmio ANPEL de Literatura Científica, conforme o presente Regulamento.

1) Apresentação

O Prêmio ANPEL de Literatura Científica, de âmbito nacional, foi criado pela Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer com vistas a estimular a produção e a disseminação do conhecimento na área do Lazer. Ao premiar trabalhos apresentados no 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, a ANPEL contribui para o reconhecimento de pesquisas que se destaquem por sua originalidade, por seu desenvolvimento qualificado e/ou por sua contribuição social, incentivando diferentes pesquisadores em suas investigações.

2) Do Prêmio

2.1 Os trabalhos premiados serão resultado de investigações inscritas e apresentadas no 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, relacionados a um dos Grupos de Trabalhos (GTT), resultantes de pesquisas científicas concluídas.

 

2.2 Serão premiados até doze (12) trabalhos submetidos no formato de comunicação oral no 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’, sendo estabelecido até um (01) trabalho por GTT.

3) Da Inscrição ao Prêmio

3.1. Nessa edição do Prêmio, os trabalhos submetidos como Resumo Expandido estarão automaticamente concorrendo ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica.

3.2. No caso de trabalhos submetidos em coautoria, os responsáveis pela inscrição garantem a anuência explícita de todas as partes envolvidas quanto à participação no Prêmio ANPEL de Literatura Científica.

3.3. O período e a forma de inscrição seguem as datas de submissão de trabalhos ao 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’. 

3.4. A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, indica a plena aceitação, pelo inscrito e pelos demais coautores, dos termos deste Regulamento.

4) Do processo de Avaliação dos Trabalhos

4.1. Os trabalhos inscritos no evento e concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão direcionados às Comissões de Avaliação vinculadas aos GTTs para os quais foram submetidos.

4.2. Cada Comissão de Avaliação, 12 (doze) ao todo (uma por GTT) será composta por membros de seus respectivos Comitês Científicos, que farão a classificação final de todos os trabalhos submetidos em cada um dos GTT.

4.3 Os trabalhos submetidos como Resumo Expandido na Plataforma do evento, automaticamente concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica, passarão por outra avaliação no momento de sua apresentação na forma de Comunicação Oral. Os trabalhos não apresentados no evento estarão automaticamente desclassificados da premiação do 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’.

4.4. Em casos em que os trabalhos não atendam aos critérios de premiação, a Comissão de Avaliação reserva-se o direito de não conferir o Prêmio.

5) Dos critérios de Avaliação dos Trabalhos

5.1 Os trabalhos concorrentes ao Prêmio ANPEL de Literatura Científica serão avaliados em duas etapas: a) Primeira Etapa: Resumo Expandido (pesquisa científica concluída) submetido ao 6º CBEL e  XX Seminário ‘O Lazer em Debate’; b) Segunda Etapa: Apresentação do trabalho na forma de Comunicação Oral durante o 6º CBEL e XX Seminário ‘O Lazer em Debate’.

5.1.1. Critérios para a avaliação dos Resumos Expandidos submetidos ao 6º CBEL e  XX Seminário ‘O Lazer em Debate’:

a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a pesquisa segue uma estruturação lógica na apresentação das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teóricos/empíricos, considerando os limites de um Resumo Expandido.

b) Atualidade, relevância e originalidade: se o trabalho aborda uma questão ou um tema entendido como atual e relevante para a área do lazer e trata-se de uma contribuição inédita, ou seja, nunca ter sido publicado por qualquer meio impresso ou eletrônico.

c) Criatividade e inovação no desenvolvimento da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador.

d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.

e) Registro Linguístico: se o trabalho apresenta registro textual adequado no idioma em que foi produzido, com clareza e coesão em seu desenvolvimento.

5.1.2. Critérios para a avaliação dos trabalhos durante a apresentação na forma de Comunicação Oral no 6º CBEL e  XX Seminário ‘O Lazer em Debate’:

 a) Estrutura lógica e consistência argumentativa: se a apresentação segue uma estruturação lógica das ideias principais e se demonstra consistência de argumentos teórico-conceituais/empíricos, tanto na apresentação quanto na resposta aos questionamentos.

b) Atualidade e relevância: se a apresentação desenvolve uma questão ou um tema considerado atual e relevante para a área do lazer.

 c) Criatividade e inovação na apresentação da pesquisa: se as escolhas teóricas e metodológicas são apresentadas de modo criativo e inovador, com uso adequado e qualificado dos recursos audiovisuais.

d) Coerência e rigor teórico-metodológicos: se o trabalho apresentado tem uma lógica argumentativa clara, cuidadosa e coerente com as escolhas teóricas e metodológicas.

e) Registro Linguístico: se o trabalho possui registro linguístico adequado no idioma em que é apresentado, tanto em sua forma oral quanto no uso dos recursos audiovisuais.

6) Da divulgação dos Trabalhos Premiados

6.1. Caberá ao coordenador de cada GTT fazer a sistematização das avaliações e a comunicação do trabalho premiado à Coordenação Científica do evento, durante o 6º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e  XX Seminário”O Lazer em Debate”.

7) Das disposições finais

7.1. Os direitos autorais dos trabalhos premiados pertencem aos/as autores(as), reservando-se à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer a prerrogativa de publicá-los nos termos deste Regulamento e divulgá-los por meio eletrônico, em conjunto ou em separado, sem quaisquer ônus ou pagamentos, a qualquer tempo, desde que citada a autoria.

7.2. Trabalhos em que membros da Diretoria Nacional da ANPEL e Coordenadores de GTTs figuram como autores não concorrem ao Prêmio.

7.3. As avaliações realizadas pelos pareceristas ad hoc serão definitivas e irrecorríveis.

7.4. Os casos omissos serão decididos pela Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer.

Template de Resumo Expandido

Clique para fazer o download

Template de Resumo Pôster

Clique para fazer o download

Modelo Slides de apresentação

Clique para fazer o download

Inscreva seu trabalho

Clique aqui e preencha o formulário

Realização:

Promoção:

Parceiros Institucionais: